Quem Somos

Centro de Educación de Color Latinoamérica

Fundado e liderado por Fabian Ruiz, o Color Education Center LATAM (Centro de Educación de Color Latinoamérica) é composto por um grupo de líderes experientes no campo das artes gráficas da América Latina, ensinando todos os aspectos do processo de impressão, desde Design, Pré-impressão e Impressão Operações de acabamento. A CEC LATAM visa elevar a qualidade de impressão e a eficiência da produtividade dos empresários latino-americanos a um nível excelente e competitivo. Para isso, a CEC LATAM organiza programas de treinamento em Gerenciamento de Cores, outorga certificações de ISO 12647, bem como certificações de conformidade para PDF Compliance Guidelines estabelecidas pelo Ghent Working Group.

Centro de Educação de Cor Brasil

A CEC Brasil é o braço local da CEC Latam, grupo de especialistas e professores do setor gráfico latinoamericano cujo objetivo é capacitar a indústria da região a acompanhar os desenvolvimentos mundiais do setor.

Nossa equipe

Grupo de Especialistas Gráficos de referência no mercado gráfico Latino-americano

Fabian Ruiz
Fabian Ruiz

Fundador do CEC LATAM é Engenheiro Químico com MSc pela RIT, ex-Presidente da Andigraf (The Printing Association of Colombia), atualmente participa do Conselho Consultivo da TAGA (Associação Técnica de Artes Gráficas), dedicando todo seu tempo à formação de uma educação na área de Gerenciamento de Cores e padronização ISO.

Bruno Mortara
Bruno Mortara

Doutor e mestre em controle de cores em processos gráficos pela Universidade de São Paulo FAU-USP, atua há mais de 30 anos na área de Artes Gráficas. É superintendente da ABTG / ONS27 (Padronizadores Nacionais em Tecnologia Gráfica), coordenador dos grupos de pré-impressão e documentação eletrônica. Representa o Brasil no comitê ISO TC130, grupo que cria o gráfico de Normas Internacionais. Na ISO, ele é um coordenador do grupo WG13 de avaliação de conformidade.

Carlos Grillo
Carlos Grillo

Peruano-Costarriquenho, formado em Eletrônica e Sistemas, se dedica às Artes Gráficas há 24 anos. Desenvolvimento em métricas de cores, gerenciamento de cores, impressão offset e flexográfica. Envolvido em projetos especiais em sistemas de pré-impressão, implementação de software e equipamentos para melhoria. Desde que emigrou para a Costa Rica, trabalhando para uma empresa fornecedora, tem se encarregado de coletar a informação necessária aos clientes e prestá-la como um serviço de valor agregado, para contribuir com a formação e suporte do pessoal de imprensa e pré-impressão.

Douglas Saaverda
Douglas Saaverda

Professional chileno, de 1987 a 1988 foi Professor da Escola Gráfica de Estocolmo, Suécia, teve curso de Teoria da Cor na The Royal Institute of Technology, Coordenador de Ensino e Professor e Conselheiro do Instituto de Estudos Gráficos do Chile, ASIMPRES. Trabalhou com Gerenciamento de Cores na Indústria Gráfica no Centro de Extensão da Universidade Católica do Chile, onde lecionou e posteriormente lecionou design na Escola de Design Gráfico UNIACC University. Professor, Diploma em Tecnologias na indústria de embalagens, CENEM e U. de Chile.

Pablo Bolatti
Pablo Bolatti

Argentino de Córdoba, é designer gráfico, é professor universitario, Diretor da GAMUT – Gestão de Processos, assessor na gestão de processos gráficos voltados para Qualidade, Eficiência, Segurança e meio ambiente. Faz consultorias de Boas Práticas Gráficas, Processos Gráficos Integrados, gerenciamento de cores, Projetos e Processos Sustentáveis, pré-impressão e fluxo digital para diferentes processos de impressão e auditor de padrões de qualidade. Tem mais de 25 anos de experiência desenvolvendo atividades na Indústria Gráfica para a região sul-americana.

Jorge Velez
Jorge Velez

Técnico de impressão offset, com formação em Engenharia Industrial.

Especialista em sistemas de impressão em cores e offset, rotogravura, flexografia

Consultor Técnico em Artes Gráficas

Steve Smiley
Steve Smiley
Carlos R. Alvarado Aceves
Carlos R. Alvarado Aceves

Professor Carlos R. Alvarado Aceves está na indústria gráfica desde 1970. Graduado no Centro de Treinamento em Litografia da União de Litógrafos Industriais do México A.C. foi instrutor do UILMAC e Canagraf por 15 anos. (1971-1985). Foi Gerente de produção em várias empresas gráficas na Cidade do México. (1986-1997) e Instrutor gráfico para a Força Aérea Mexicana (1982 a 1990). Diretor da Fundación Cefeti IAP Escuela Gráfica no DF (1996-1999) e Diretor da ICAGG Escuela Gráfica em León, Gto. (1999-2003).

É consultor gráfico independente e instrutor de 2004 até o momento.

Entre em contato
1